A advocacia é uma das profissões com maiores restrições no que se refere à publicidade e divulgação. Este ramo carrega consigo importantes valores sociais, como o sigilo, o direito e a justiça. Tais valores não podem ser comerciados da mesma forma que se faz com outros serviços. Neste caso conquistar clientes se torna uma tarefa delicada para os profissionais desta área.

Para o advogado, o marketing não pode ter como foco a captação, mas sim a atração. A captação, visa criar mecanismos para capturar o cliente, tentando vender os seus serviços. Já na atração, conquistar clientes é construir autoridade, de forma que o cliente tome a iniciativa de buscar o seu escritório, quando houver necessidade.

Pensando nisso, separamos algumas dicas que não ferem o código de ética da profissão e com certeza chamarão a atenção de potenciais interessados nos seus serviços.

1 – Cartão de visita

O cartão de visitas é um tradicional aliado dos advogados, porém este material precisa ser pensado de forma a transmitir o conceito da sua empresa. Para isso, procure utilizar cores mais sóbrias, seja sucinto nas informações e escolha um material com bom acabamento.

Outra opção mais inovadora para conquistar clientes é utilizar o cartão de visitas digital. ele pode reunir todas as suas informações de contato e localização em um só arquivo e ainda ser interativo, ou seja, através de um clique, redirecionar o cliente para uma conversa no whatsapp, para conhecer as redes sociais ou site da sua empresa e até mostrar sua localização ou mesmo o trajeto para chegar até você.

 

2 – Marketing Digital

O marketing digital é uma forma muito eficaz de divulgar a sua empresa. Através dele você pode garantir uma presença forte na internet, que é o principal canal de pesquisas dos seus possíveis clientes.

O Marketing Digital possibilita que você fale com o público certo na hora certa, pois permite um nível de segmentação do seu público muito mais assertivo do que o tradicional Marketing Offline.

Através das mídias digitais, você pode trabalhar com Inbound Marketing, criando conteúdos relevantes e atraindo clientes através de temas pertinentes para seu público alvo, tornando-se assim uma autoridade em determinado assunto, e atuando como fonte de informação para clientes em potencial.

 

3 – Blog 

O Blog corporativo, é uma ótima ferramenta para trabalhar o Inbound Marketing. Ele permite a criação e divulgação de conteúdos relevantes que vão atrair o seu público.

Quando se trata de blog, é importante manter uma periodicidade nas publicações, bem como manter os textos sempre atualizados e obedecendo as técnicas de SEO (ou seja, otimizar seu texto para os mecanismos de busca).

Através do blog você pode gerar autoridade sobre determinado assunto, isso contribui para que sua empresa apareça no Google, e seja encontrada por possíveis clientes.

 

4 – Website 

De forma mais ampla um website pode e deve apresentar elementos que reforcem a autoridade da empresa perante os usuários que nele navegam. Apresentar habilidades exclusivas do seu time e acessos facilitados são características mínimas de um website. Também é possível falar sobre o seu ambiente de trabalho, sua equipe, áreas de atuação, apresentar documentos e informativos, além de possibilitar o acompanhamento de processos. 

Enfim, um “site” é muito mais do que um cartão de visitas online e normalmente é o primeiro a ser apresentado pelos buscadores, como por exemplo o Google.

 

5 – Mídias sociais

As Mídias Sociais são uma importante ferramenta de divulgação da sua empresa, especialmente porque é onde seu público está. Para a advocacia, existem canais mais formais como o Linkedin, que é totalmente focado no público corporativo. A rede social é um espaço perfeito para seu negócio se relacionar com as pessoas, buscar engajamento. Frases inspiradoras, explicação de termos jurídicos, perguntar a opinião do seu público sobre determinada aprovação de lei, levá-los ao seu site, as opções são muitas.

 

A implementação dessas dicas, seja em conjunto ou individualmente, adaptadas à especialização do escritório e ao perfil do profissional, certamente criarão inúmeras novas possibilidades de negócios. Ficou com alguma dúvida ou precisa de ajuda para pôr em prática alguma dessas dicas? Vem conversar com a gente 😉