Para quem não trabalha com desenvolvimento de sites, o termo “Certificado SSL” pode parecer um tanto quanto estranho. A verdade é que a preocupação com a segurança dos sites vem aumentando e seu site também precisa deste item de segurança.

Acompanhe neste post o que é SSL, e tenha mais clareza sobre a importância e os benefícios de instalá-lo em seu site.

Você sabe o que é SSL? A sigla para o termo Secure Socket Layer. É usada para descrever o mecanismo de criptografia criado para aumentar a segurança dos dados compartilhados pela web. Com a instalação do Certificado SSL, a URL do seu site passa para o formato HTTPS e exibe o ícone de um cadeado para sinalizar que o site é seguro.

Imagem mostrando URL com SSL e sem SSL

 

Qual o propósito deste certificado?

Ter uma proteção a mais é o principal objetivo do Certificado SSL e basicamente ele usa um sistema de criptografia que utiliza duas chaves para criptografar os dados, uma chave pública conhecida por todos e uma chave privada conhecida apenas pelo destinatário. O processo em si “codifica e embaralha” os números do cartão de crédito por exemplo, para que se alguém conseguir invadir e obter estes dados, muito provavelmente não conseguirá traduzir eles.

 

Como saber se o site é seguro?

Um grande avanço na busca por segurança para os usuários foi dado pelo Google em 2018, quando através do Google Chrome, o aviso de “a página acessada não é segura” passou a ser exibido.

Sendo assim e desde então, sites que não utilizam o protocolo de segurança HTTPS deixaram de passar despercebidos, o que facilita e torna mais seguro navegar pela internet em sites que contenham este certificado.

Meu site precisa do certificado SSL?

Bom, proteger dados é a função primária do SSL evitando assim que estes dados sejam acessados por terceiros.

Recomendamos SSL principalmente para e-commerce e sites que utilizam dados pessoais de clientes. Usuários de modo geral sentem mais confiança e segurança em inserir suas informações pessoais e para pagamento quando o site em questão utiliza dos benefícios do certificado.

Esta percepção, aumenta o número de empresas que veem o certificado como um diferencial estratégico, capaz de garantir que a empresa foi verificada por uma organização legítima e está realmente preocupada com a segurança das informações de seus clientes.

 

Quais são os tipos de certificado SSL

Os certificados SSL são divididos em algumas categorias, que variam por casa da validação. Eles são emitidos por mais de uma entidade certificadora, por exemplo, Comodo, Geotrust, ClearSale e Thawte.

 

Validação do domínio

O formato mais utilizado do certificado SSL apresenta configurações básicas de segurança. Sua principal função é apontar o nível de confiança do domínio em questão. Trata-se de uma boa opção para sites menores ou até mesmo blogs pessoais, já que o custo é acessível ou até mesmo gratuito e a emissão é bem rápida.

 

Validação da organização

Se compararmos com outras alternativas, esse tipo de SSL pode ser considerado intermediário. Além de indicar o nível de confiança do domínio, essa opção também verifica os dados da empresa que mantém o website, o que é fundamental para garantir que a companhia, de fato, existe.

O certificado SSL para validação da organização é muito recomendado para e-commerces e empresas de médio porte que lidem com o público. Com ele, é possível elevar o nível de credibilidade da marca na internet.

 

Validação estendida

Aqui, chegamos à opção mais completa que você pode encontrar. Esse certificado, além de contar com as funções dos anteriores, realiza uma análise profunda da empresa e do site em questão. Assim, ele oferece o maior nível de segurança para os navegadores.

Um detalhe interessante da validação estendida é que ela possibilita a exibição do nome da empresa antes da URL do domínio. Embora pareça um pequeno detalhe, trata-se de algo essencial para a consolidação da imagem da marca na internet.

 

Agora que você sabe o que é SSL, se o site da sua empresa não possui o certificado, entre em contato com a gente, vamos te orientar e na sequência instalar o certificado que for mais adequado ao seu negócio.

Se ficou com alguma dúvida, entre em contato com a gente 😉