Para as empresas que desejam aproveitar as oportunidades que a internet proporciona, é necessário um mínimo de presença digital. Nesse sentido, para quem deseja ingressar nesse “novo” mundo de possibilidades, ter um site é fundamental. Para um primeiro passo, uma excelente opção é o site One Page.


O que é um site one page?

One page ou single page é um site onde você pode incluir todas as informações do seu negócio de forma direta em um único espaço. Ou seja, o usuário vai apenas rolar para baixo para conhecer todas as informações do seu negócio e não vai precisar abrir novas páginas no mesmo site.

Neste modelo de site você descreve todas as informações de forma resumida sobre sua empresa, seu time, os produtos ou serviços, bem como um formulário de contato.

Essas informações são distribuídas em pequenos blocos ao longo da rolagem da página. Dessa forma, além de ser um site rápido para desenvolvimento, ele também supre a necessidade financeira se tornando um dos sites mais em conta quando se compara custo benefício.


Algumas vantagens de um site One page

Maior velocidade de carregamento

A velocidade de carregamento é um dos critérios utilizado pelo Google para ranquear os sites nos resultados das pesquisas. Ele prioriza sites com um tempo curto de resposta, isso significa que os usuários não precisam esperar muito tempo para consumir o conteúdo, em especial com o aumento no acesso 3G, 4G e 5G, via dispositivos móveis (mobile).


Navegação otimizada e intuitiva

Como os clientes não precisam entrar em outras páginas para encontrar as informações, a navegação é muito mais direta e intuitiva. No planejamento do layout do site o UX, designer especialista em desenvolvimento de interfaces e experiência do usuário, irá pensar na melhor arquitetura para que a informação seja apresentada de forma a gerar o maior impacto no usuário. 


Conteúdo estratégico e direto

Com um site de uma única página, o conteúdo deve ser elaborado de maneira estratégica e criativa. Portanto, é essencial trabalhar a arquitetura com a distribuição dos blocos de informações e elementos, para deixar o seu site interativo e explicativo, prendendo ao máximo a atenção do usuário e levando ele executar as ações que você deseja.


Algumas desvantagens de um site One page:

 

Limite de informações

Por ser uma única página, existe um limite de rolagem que impede de descrever todas as informações sobre a empresa e principalmente produtos ou serviços mais complexos. Por isso a necessidade de ser claro e objetivo, focando nas informações que geram maior impacto e ação no usuário. 


Estratégias de SEO

Talvez essa seja a maior desvantagem dos sites One Page. A menor possibilidade de utilizar estratégias robustas de SEO, em decorrência da impossibilidade de trabalhar com URLs isoladas.

Não haver outras páginas no sites limita a otimização On Page e Off Page do site, em especial a otimização da linkagem interna (link juice), o reforço de palavras-chaves estratégicas, bem como os links externos (link building).

Como resultado, existe uma desafio maior para aumento a relevância do site perante os mecanismos de busca como o Google.

 

Experiência do usuário

Muitos usuários estão acostumados com um menu com diversas possibilidades de navegação já no topo da página podendo encontrar ali um atalho para o que procura, sendo direcionado para a página com conteúdo exclusivo.


Conclusão sobre sites One page

Um site One page cumpre com o que promete, pois em uma única página descreve de forma clara e direta o que sua empresa faz.

Porém, um site de uma única página pode perder diversos benefícios em termos de SEO para um melhor posicionamento. Cabe avaliar qual a intenção do seu projeto e assim tomar a decisão que achar mais pertinente. 

Acompanhe nossos demais posts sobre outros tipos de sites e marque uma avaliação com nosso time.

Tenho certeza que juntos, encontraremos o melhor formato para o site da sua empresa mostrar mais autoridade no mundo digital.