Hoje é o Dia da Criatividade e por isso vim aqui falar um pouquinho sobre ela.

 

A criatividade tem um conceito bem abstrato, é a arte de criar a partir de ideias, de se formular pensamentos e criar um novo sentido. É uma habilidade do ser humano ligada à nossa capacidade de invenção e inovação.

 

Os profissionais criativos costumam ter picos de imaginação e inspiração, não estão sempre tendo ideias novas. Problemas pessoais, cansaço físico e emocional, baixa autoestima e outros fatores podem influenciar na produtividade de quem trabalha com criação. 

 

Muitos acreditam que a criatividade é um dom, porém é possível exercitar, despertar e desenvolver essa competência e nos tornarmos pessoas mais criativas. Além disso, é muito comum as pessoas acreditarem que a criatividade é sempre criar coisas 100% novas, mas, na verdade, muitas vezes é combinar coisas que já existem. 

 

 Pensando assim, aqui vão algumas dicas para ajudar a aumentar a sua criatividade:

 

Saiba sempre um pouco de tudo

Se você quer ser criativo é importante ir além da sua área de conhecimento. As pessoas costumam se especializar em áreas e procurarem absorver muitos conteúdos sobre uma área específica. Mas, para ser criativo, vale a pena fugir disso. Leia, escute, assista e se informe sobre diferentes áreas. Procure coisas que te interessam e que não te interessam. Tenha no seu universo um pouco de conhecimento sobre tudo e procure sempre conhecer e saber mais.

 

Lembre-se que pessoas que sempre consomem as mesmas coisas tendem a ter sempre os mesmo pensamentos. Busque coisas novas para criar coisas novas.

 

Tenha um caderno criativo

Um caderno criativo funciona como um diário de ideias. As vezes temos uma ideia muito boa mas se não anotarmos vamos esquecer, e pronto, lá se foi uma ótima ideia. Mantenha sempre perto um bloco de notas, pode ser o do celular mesmo, e anote as suas ideias. Por mais doida ou sem sentido que pareça a ideia na hora, olhando ela depois de um tempo pode te dar um insight que você não teria de outra forma.Algo que não faz sentido agora pode fazer muito sentido daqui um tempo.

 

Tenha objetos estimulantes por perto

Muitas vezes ter brinquedos ou bonecos em sua mesa de trabalho pode ser um estímulo para a sua criatividade. Olhar ou pegar um brinquedo na mão pode ser o acordar da sua criança interior e crianças são por natureza muito curiosas e criativas. Objetos desconhecidos, diferentes, estimulantes visualmente, também podem ser ótimos para que a sua criatividade seja ativada. Respire fundo e olhe ao redor, tudo pode ser inspiração.

 

Interaja com outras pessoas e acredite no absurdo

Conversar com outras pessoas pode ajudar a aumentar a sua criatividade. As pessoas são diferentes, têm vivências diferentes, conhecimentos diferentes e pensam diferente. Trocar uma ideia com alguém pode ser o que você precisa para ter aquela ideia genial que faltava. Também não deixe de acreditar na sua ideia porque parece difícil ou absurda. Toda descoberta incrível ou inovação começou com alguém tendo uma ideia.

 

RELAXE!

Por último, relaxe. Esteja descansado, tire uma sonequinha e pense de novo. Faça atividades diferentes em que não precisa pensar 100%. Passe um tempo saudável com família e amigos.

Alternar entre momentos de foco e relaxamento é essencial. Seu cérebro precisa de um momento para registrar novas informações e descobrir o que ele precisa fazer, e não vai ser estando tenso ou preocupado que isso vai acontecer. 

Tomar um café, dar uma volta, ouvir uma música, podem fazer surgir aquela ideia que não aparece no momento de maior necessidade.

 

Dica extra: se afaste e reaproxime

O processo criativo tem diversas etapas, geralmente você começa se deparando com um problema, aí estuda como resolvê-lo e tenta encontrar uma solução. Muitas vezes a melhor forma para resolver um problema, é se afastando dele por um tempo, para então encará-lo de outra forma. A solução pode estar na nossa cara e não a vemos por estarmos próximos demais.

 

Espero que essas dicas tenham te ajudado. As ideias não precisam sempre ser grandiosas e geniais, mantenha a originalidade e estimule seus pensamentos todos os dias um pouquinho, até que seja um hábito e, dessa forma, a criatividade passe a ser algo natural. Se você tem mais alguma dica que não foi falada aqui, conta pra gente nos comentários. Vamos adorar trocar uma ideia com você!

 

Até a próxima!